RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

     
English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



SISENANDO MARQUES. (Agostinho) EXPEDIÇÃO PORTUGUESA AO MUATA-IANVO. OS CLIMAS E AS PRODUCÇÕES DAS TERRAS DE MALANGE Á LUNDA.

Descripção de uma viagem na Africa occidental, desde Malange até Mataba através dos valles dos rios Cuango, Uhamba, Camau, Cuengo, Cuillo, Luengue, Luchico, Luel, Chicapa, Luachimo, Quihumbo, Luhembe e de outros de menor importancia, em geral tributarios d'estes e comprehendendo observações meteorologicas diarias, variadas monographias de vegetaes e de alguns animaes, doenças que se manifestaram no pessoal da expedição, qualidade dos terrenos, estado das povoações indigenas, etc., etc. Por... Sub-Chefe da Expedição. 1884-1888. Imprensa Nacional. Lisboa. 1889.

De 23x17 cm. Com 717 págs. Brochado. 

Ilustrado com belíssimas gravuras no texto e em extra-texto: Um retrato do autor em anterrosto e onze a a preto e branco, representando as localidades e costumes observados; dezassete coloridas, representando a flora útil local.

Exemplar por abrir com foxing nos cantos marginais das folhas e capas de brochura originais.

Obra contendo o relato circunstanciado de uma expedição comercial ao Muati-Ianvo, na África Austro-Central, chefiada pelo Major Henrique de Carvalho, durante o primeiro quartel de 1884. Nele coligem-se minuciosas observações meteorológicas, geográficas, botânicas, naturalistas e etnológicas, extraídas dos diários do autor, naturalista e médico da expedição.

Organiza-se em três partes:

Na primeira são descritas as localidades pelas quais passou a expedição, descrevendo os traços característicos e notáveis das gentes e regiões próximas aos acampamentos. Correspondem-lhe nove secções, pois foram nove os principais acampamentos.

Na segunda, composta por doze secções, descreve-se o regime meteorológico e dos climas observados durante a expedição, determinando as características diferenciadoras de cada clima nas suas relações com os animais e vegetação.

Na terceira, o autor apresenta as principais doenças que observou, suas manifestações em referência ao clima e à alimentação. Consagram-se a esta parte onze secções, agrupando as doenças observadas e deduzindo as leis patológicas que ali dominam.

Na quarta e última parte, apresentam-se as tabelas meteorológicas originais e a relação técnica de todos os produtos naturais colhidos em cada uma das localidades visitadas.

Fonte de grande interesse para o estudo do estado das comunidades descritas, suas culturas e animais que domesticavam.

Referência: 1003JC027
Local: I-16-B-1


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters