RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

     
English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



VIANNA DE REZENDE. (J. J.) ZOOSELIKIOLOGIA VETERINARIA

OU TRATADO DO CONHECIMENTO DA IDADE DOS ANIMAES DOMESTICOS DEMONSTRADA EM TODAS AS EPOCAS DA VIDA. TRADUZIDA DO FRANCEZ, MUITO AUGMENTADA, E ORNADA COM 12 ESTAMPAS. POR… Medico da Camara de SUA MAGESTADE A RAINHA FIDELISSIMA, Cavaleiro da Ordem de Cristo, Doutor em Medicina pela Universidade de Pariz, Medico Correspondente d’Academia Real de Medicina da mesma Cidade, antigo Professor de Chimica medica, antigo Repetidor na Escola Real Veterinária d’Alfort, antigo Medico de epydemias em Portugal; membro de diversas Sociedades. Compendio Adoptado na Escola Veterinaria de Lisboa. SEGUNDA EDIÇÃO. SEGUIDA DA CROMATRICHOLOGIA VETERINARIA OU DESCRIPÇÃO DAS CORES E SIGNAIS DOS CAVALLOS. OBRAS EXTREMAMENTE UTEIS AOS ESTUDANTES DE ZOOLOGIA, AOS OFFICIAES DE CAVALLARIA, CURIOSOS DE CAVALLOS, PICADORES, LAVRADORES, E FERRADORES. DEDICADAS A SUA MAGESTADE EL-REI O SENHOR DOM FERNANDO 2º, LISBOA: TYPOGRAPHIA COMMERCIAL. 1841.

De 20,5x13 cm. Com 282 págs. Ilustrado com 12 estampas numeradas, em extratexto e um quadro da idade do cavalo dos cinco anos em diante, nas páginas 90 e 91.

Exemplar com assinatura do autor justificativa da tiragem, no verso da folha de rosto.

Encadernação recente com lombada e cantos em pele e com ferros a ouro. Preserva as capas de brochura, que apresentam mancha junto ao festo. 

Inocêncio III, 387 e X, 281. “Cavalleiro da Ordem de Christo, Doutor em Medicina pela Faculdade de París e Physico mór que foi na provincia e reino de Angola. É natural de Lisboa, e nasceu provavelmente nos primeiros annos do corrente seculo. - Parece curioso, e muito para vêr um artigo, que a seu respeito vem no jornal Instrucção Publica n.º 13 de 1858, no qual se acha transcripto um diploma, em que o rei do Congo lhe confere brasão d"armas, e outras mercês, em remuneração de serviços prestados.” … “o prefacio ao seu Plano de escola de economia rural veterinaria, publicado em um numero supplementar (o ultimo do tomo I) do Jornal medico-cirurgico, já mencionado sob o n.º 858, e de que se dá em seguida melhor noticia, explica o dr. Vianna de Rezende por que resolveu incluir o dito plano no jornal, e diz que pagava com isso um tributo á saudosa memoria de el-rei D. João VI e á lembrança da protecção com que o seu embaixador, marquez de Marialva, dirigíra, por sua ordem, a educação d’elle (Rezende) em París na escola de economia rural veterinaria de Alfort, da qual elle e outros pensionistas estavam destinados a saír para se fundar em Portugal outra escola similhante áquella. A morte do embaixador, a falta de protecção igual á sua, as commoções politicas, e outras muitas causas vieram inutilisar as grandes despezas que a nação fizera com a educação de taes pensionistas, durante cinco annos de estudos, e derribaram toda a perspectiva de um estabelecimento tão util, como era o que se tencionava fazer. Ahi diz tambem que o numero de pensionistas, que o governo mandára em 1819 estudar na escola de Alfort, era de seis, mas só quatro concluiram os estudos e regressaram.” … “Tinha o habito da ordem de Christo. Fôra professor de chimica medica, membro da academia de medicina de França, repetidor da escola real veterinaria de Alfort, e pertencêra a outras associações scientificas. Prestára serviços por occasião da epidemia do cholera morbus em 1833 e 1834.”

Referência: 1003JC303
Local: I-106-B-31


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters