RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

     
English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



VASCONCELOS. (A.) A HISTORIA MAIS LINDA DO MUNDO: Um Filme da História de Portugal.

Realização e direcção Prof...; ilustrações Joaquim Mirão; legendas dos professores Adelino Augusto Sequeira; Joaquim Evangelista; Aníbal Martins; Maria Gualter Vasconcelos; Maria Isabel Vasconcelos. Nº 1 ao Nº 35. Edições Allos. Alves e Vasconcelos, Lda. Porto. 1953.

34 (de 35) fascículos. 12x17 cm. Brochados. Ilustrados.

Conjunto de fascículos (com a falta do nº 3 e com os nº 1 e 4 duplicados) ainda assim um exemplar muito significativo desta curiosíssima publicação infantil, que pensamos ter sido a única tentativa feita em Portugal de um filme em papel transparente com a impressão a cores, distribuído em segmentos com cada entrega de texto, que seria depois colado sequencialmente para ser projectado por um aparelho, provavelmente de simples construção. Desconhecemos se terão sido distribuídos tais aparelhos, tal como é referido no primeiro fascículo.

Este conjunto é muito significativo pois conserva com cada número/fascículo o respectivo segmento de “filme” para posterior projecção, que geralmente falta nos exemplares conhecidos. Obra com evidente interesse para a história do cinema e das artes gráficas em Portugal.

Junto com:

VASCONCELOS. (A.) HISTÓRIA DE PORTUGAL. (PELA IMAGEM)

Edição de Alves & Vasconcelos, Lda. Porto. S./D.

De 22x33 cm. Com 33 fólios. Brochado. Livro oblongo. Profusamente ilustrado, com gravuras de Joaquim Mirão e Valentim Malheiro. Colaboração Literária dos professores Adelino Augusto Sequeira, Joaquim Evangelista, Aníbal Martins, Maria Gualter Vasconcelos e Maria Isabel Vasconcelos.

Exemplar rubricado por A. Vasconcelos. Com defeitos nas capas de brochura muito cansadas, com restauro grosseiro na capa anterior.

Obra realizada de acordo com as determinações da legislação da época para o ensino, cobre o período desde a pré-história até à chegada do Conde D. Henrique à península. É composta por 33 gravuras a cores de página inteira protegidas por folhas de papel vegetal com legendas explicativas.

Obra com muito interesse para a história dos métodos pedagógicos e das artes gráficas em Portugal.

VASCONCELOS. (A.) HISTÓRIA DE PORTUGAL. Edições Delfos. De harmonia com os programas oficiais. Edição de Alves & Vasconcelos Lda. Porto. S. d. 

De 23,5x18 cm. Com 95 págs. Encadernação do editor. Profusamente ilustrado no texto com gravuras a cores que representam cenas e personagens da história de Portugal. Livro escolar que complementava os recursos pedagógicos, descritos acima, para o ensino da história de Portugal durante o Estado Novo.

Referência: 1202JC071
Local: M-10-A


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters