RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

     
English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



OLIVEIRA. (Francisco Manuel) ESCOLHA DAS POESIAS ORIENTAES,

QUE O INSIGNE CAVALHEIRO INGLEZ GUILHERME JONES, Presidente das Justiças em Bengala, traduzio daquelles idiomas em verso rimado Inglez, e ornadas agora em Portuguez, E OFFERECIDAS À MEMORIA DO SAUDOSISSIMA SENHOR D. JOSE’, PRINCIPE DO BRASIL, QUE SANTA GLORIA HAJA, REPRESENTADA NA REAL PESSOA DO SERENISSIMO PRINCIPE O SENHOR D. JOÃO, SEU DIGNO IRMÃO, E HERDEIRO DO MESMO PRINCIPADO, QUE DEOS NOS CONSERVE, POR FRANCISCO MANOEL DE OLIVEIRA, Professor Regio de Filosofia Racional na Ilha da Madeira. LISBOA. M. DCC. LXXXXIII. [1793]. NA OFFICINA DE SIMÃO THDDEO FERREIRA.

Obra em 2 volumes. In 8º (de 17x11 cm) com xiii, 130 e 173 pags.

Encadernações da época em carneira natural com ferros a ouro na lombada.

Obra raríssima. O segundo volume com rosto próprio contém as poesias neo-clássicas do autor: COLLECÇÃO POETICA DE… Professor de Filosofia, na Ilha da Madeira. Para servir de continuação das Poesias Orientaes, Lisboa, 1794”.

Inocêncio II, 457 e IX, 336: “ Francisco Manuel de Oliveira, Professor Regio de Filosofia na cidade do Funchal, nomeado pela resolução regia de 10 de Novembro de 1771. Parece que foi natural da ilha da Madeira, e diz-se que falecera em Lisboa. Em 1809 ainda vivia, achando-se já por esse tempo jubilado. ESCOLHA DAS POESIAS ORIENTAES, que o insigne cavalheiro inglez Guilherme Jones traduziu d"aquelles idiomas em verso rimado inglez e ornadas agora em portuguez, seguidas de outras varias rimas. Lisboa, na Off. de Simão Thaddêo Ferreira 1793. 8.º Até pag. 61 contém três peças, que se dizem trasladadas das línguas orientais; daí por diante sob nova numeração são composições originais do tradutor Oliveira, a saber: 9 odes, 2 idílios, uma epistola, uma elegia, um prólogo, e um drama heróico, Pisistrato, em três actos, escrito em versos hendecasilabos pareados. COLLECÇÃO POETICA tomo II. Ibi, na mesma Offic. 1794. 8.º de 173 pag. É como continuação do volume antecedente, e contém além de várias poesias originais, as traduções de oito odes de Horácio”.

Referência: 1212JC122
Local: M-5-D-6


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters