RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

     
English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



MARTINS DE OLIVEIRA. (Valério) ADVERTENCIAS AOS MODERNOS, QUE APRENDEM O OFFICIO DE PEDREIRO, E CARPINTEIRO,

OFFERECIDAS AO SENHOR S. JOSEPH, PATRONO DO MESMO OFFICIO, Venerado na sua Paroquial Igreja desta Cidade de Lisboa, POR VALERIO MARTINS DE OLIVEIRA Mestre Pedreiro na mesma Cidade. Terceira Impressaõ, accrescentada com o que pertence ao Officio de Carpinteiro. LISBOA, Na Regia Officina SYLVIANA, e da Academia Real. M. DCC.LVII. [1757]

In 4.º de 20x14 cm. Com [xii], 241, [iii] págs.

Encadernação da época, inteira de pele, com nervos, rótulo vermelho e ferros a ouro na lombada.

Ilustrado no texto com quadros de dados, desenhos geométricos, um fólio volante desdobrável com Taboada da Aritemetica e utensílios de desenho.

Exemplar com uma pequena mancha antiga marginal de café(?) afectando poucas páginas e falta habitual da gravura de S. José no anterrosto. Apresenta, no entanto, o fólio volante desdobrável, que muito raramente aparece.

Obra contém: capítulo com as normas éticas e legislação portuguesa e internacional sobre a construção e a protecção às construções erigidas, dando inúmeros exemplos de casos litigiosos e casos jurídicos ocorridos; capítulo sobre a história da construção e dos símbolos maçónicos (gentílicos) contidos em monumentos como o de Mafra; capítulo sobre localização de importantes monumentos sobre nascentes de água mineromedicinal, contido num relevante capítulo final sobre hidrologia.

Inocêncio VII, 400: “ Valério Martins de Oliveira, Mestre Pedreiro em Lisboa, e varias vezes Juiz do seu officio na antiga casa dos vinte e quatro. - Foi natural de Santarem, e baptisado a 20 de Novembro de 1695. Vivia ainda em 1757, morando então na rua da Charidade, da freguezia de S. José. - E. 23) (C) Advertencias aos modernos que apreadem o officio de pedreiro. Lisboa, na Offic. Silviana da Academia Real 1739. 16.º Ibi, por Antonio da Silva? 1748. 8.º Terceira impressão accrescentada com o que pertence ao officio de carpinteiro (pelo mesmo auctor). Lisboa, na Regia Offic. Silviana da Acad. Real 1757. 4.º de XII 241 pag., com uma estampa de S. José aberta a buril. (É sem duvida de todas a melhor edição, e muito superior ás duas precedentes, por ter sobre elles notaveis augmentos, feitos pelo proprio auctor.) - Quarta edição, Lisboa, Imp. Regia 1826. 8”.

Referência: 1302CS004
Local: M-4-D-20


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters