RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

     
English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



EXAMEN DE LA CONSTITUCION DE DON PEDRO, Y DE LOS DERECHOS DEL INFANTE DON MIGUEL

DEDICADO A LOS PORTUGUESES FIELES. Dios y su derecho. PARIS. 1827.

In 8º 21x13 cm. Com 195 págs. Brochado.

Exemplar preserva capa de brochura em papel decorativo da época com rótulo manuscrito colado na pasta anterior, e apresenta mancha de humidade nos últimos cadernos.

Obra publicada anónima, que faz parte do esforço de divulgação, na Europa, dos direitos de D. Miguel e que será a tradução em espanhol da primeira parte da obra Legitimité Portugaise, Paris 1830, atribuída a Antonio Ribeiro Saraiva e que foi publicada em português, em 1829, traduzida por José Pinto Cardoso Beja.  

Nela os defensores do absolutismo em Portugal, atacam a Carta Constitucional de 1826, outorgada por D. Pedro IV de forma violenta e defendem a legitimidade do Infante D. Miguel para suceder a seu pai D. João VI, em lugar de D. Pedro e a reinar como rei absoluto convocando cortes, como tinha sido tradição da Monarquia Portuguesa.     

Obra muito rara e importante para a história da implantação do Regime Liberal e da Guerra Civil, que Inocêncio não menciona. BNP não refere. BNE refere 2 exemplares.

Inocêncio, V, 103.104, refere outras obras relacionadas com estas como a de José Pinto Cardoso Beja (Gouveia ? - ?, formado em Leis pela Universidade de Coimbra, em 1815) com o título: Exame da Constituição de D. Pedro, e dos direitos de D. Miguel. Traduzido do francez. Lisboa, Imp. Regia 1829. 4.º de viii, 166 pág. il. com uma estampa, que é a versão da parte 1.ª da obra escrita em francês, e attribuida ao sr. Antonio Ribeiro Saraiva, que se publicou com o titulo: Légitimité portugaise: París, Imp. de Pihan Delaforest (Morinval). 1830. 8.º gr., contendo xxxiv, 752, 44, [i] pág. 

Refere também em VI, 215 a obra: Exame da Constituição de D. Pedro, e dos direitos do sr. D. Miguel. Lisboa, Typ. de Bulhões 1828. 4.º de 32 pág. 

 

 

Referência: 1305JC087
Local: M-7-B-7


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters