RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

     
English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



ROUSSEAU, Josué. ENSAYO DA ARTE GRAMMATICAL PORTUGUEZA, E FRANCEZA,

para aquelles, que sabendo a língua Francéza, querem aprender a Portuguéza. PRIMEIRA PARTE [e única publicada]. Essai de la grammaire Portugaize & Françoize, envers ceux, qui sachants la Françoize, veulent apprendre la Portugaise. LISBOA, Na Officina de ANTONIO PEDROZO GALRAM. M. DCC. V: [1705].

In 4º (de 20x14 cm) com [viii], 176 pags.

Encadernação de final do século xix com lombada em tela e pastas em papel decorativo.

Raríssima impressão barroca ilustrada com maiúsculas decorativas, tarjas decorativas no início do texto, e profusamente ornado com 15 vinhetas xilografadas, intercaladas no texto, com motivos historiados de grande originalidade gráfica (flores, animais domésticos e insectos, caçadas, milagres, heróis mitológicos tais como Ícaro, Aquiles, Neptuno, e outros, etc.) e ainda uma vinheta floral na folha de rosto e uma vinheta floral com o mote do autor em língua grega no final da dedicatória.

Exemplar com anotações marginais manuscritas e coevas.

O autor publicou posteriormente duas obras em francês sobre a história de Portugal, impressas em Amesterdão, em 1714 e 1724.

Inocêncio XIII, 248: “Josué Rousseau, cujas circunstâncias pessoais se ignoram. «Ensaio da arte grammatical portugueza e franceza, para aquelles que sabendo a lingua franceza, querem aprender a portugueza. Lisboa, por Antonio Pedroso, 1705. 4.o de 176 pag». - Aí declara o autor, que «composera esta arte por zombar da fortuna na miséria. Á imitação de Zenou, tendo perdido o que lhe restava na frota onde o Sr. de Walastain, embaixador do império, foi aprisionado pelos franceses, se fez gramático». Esta nota é de Inocêncio. Nunca vi exemplar deste Ensaio [diz Brito Aranha]”.

Referência: 1311JC183
Local: M-7-C-3


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters