RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

     
English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



HORACIO FLACCO, Quinto. ENTENDIMENTO LITERAL E CONSTRVIC,AM PORTUGVESA DE TODAS AS OBRAS DE HORACIO

Principe dos Poetas Latinos Lyricos. COM INDEX COPIOSO DAS historias, & fabulas conteúdas nellas. A IORGE GOMEZ DO ALEMO Caualeiro do habito de Christo. POR INDVSTRIA DE FRANCISCO da Costa mercador de liuros, & impresso á sua custa. Anno [vinheta tipográfica]. 1639. Em Lisboa. Com todas as licenças. Por Manoel da Sylva.

In 8º (de 19x13 cm) com [iv], 250 págs.

Encadernação da época em pergaminho flexível com vestígios de atilhos e título manuscrito na lombada.

Exemplar com leve mancha de humidade na folha de rosto e com algumas folhas manchadas nas margens por falha na coloração original do corte superior das folhas.

Primeira edição desta obra bilingue (Latim e Português) colocados literalmente e sucessivamente na mesma frase, oferecendo à tradução clássica um sentido e um entendimento pedagógico.

Obra rara: BNP apenas refere a edição de 1657 impressa em Lisboa por Henrique Valente de Oliveira (Exposição Horaciana 223, Arouca H 34, BM 106, 873).

 

 HORACIO FLACCO, Quinto. ENTENDIMENTO LITERAL E CONSTRVIC,AM PORTUGVESA DE TODAS AS OBRAS DE HORACIO [Literal understanding and Portuguese translation of the complete works of Horacio].

Edited by Manoel da Silva in 1639 in Lisbon, sponsored by the bookseller Francisco da Costa.

In 8º (19 x13 cm) with [iv], 250 pps.

Contemporary flexible vellum binding with traces of clasps and handwritten title on spine.

Slight foxing in the frontispiece with some marginal stains on pages due to the lack of colouring on the upper edges.

First edition of this bilingual work (Latin and Portuguese), being both languages presented on the same sentence, thus enrichening the translation with a pedagogical sense and understanding.

Rare work. The Portuguese National Library (BNP) only refers the 1657 edition printed in Lisbon by Henrique Valente de Oliveira (Exposição Horaciana [Horatio exhibition] 223, Arouca H 34, BM 106, 873).

 

 Inocêncio IX, 282 (Francisco da Costa): “Francisco da Costa, Livreiro, ou mercador de livros, segundo Barbosa, que não teve dele maior conhecimento que o dado pela obra que imprimiu com o seguinte título: Entendimento litteral e construcção portugueza de todas as obras de Horacio... com index copioso das historias e fabulas conteudas n'ellas. Lisboa, por Manuel da Silva 1638. 4.º (Barbosa diz 1639.) Esta edição é muito rara. Barbosa teve um exemplar, que em 1793 existia na livraria real da Ajuda, e possuía outro o bispo de Beja Cenáculo, como diz Joaquim José da Costa e Sá na sua tradução da Arte Poética de Horácio a pag. 23. Creio porém ter visto outra edição mais moderna desta mesma obra diferente em todo o caso do Comento de Gaspar Pinto Corrêa, de que se fará menção em seu lugar. […] É na realidade de 1639 e não de 1638, o que verifiquei por um exemplar (alias maltratado) que dela alcancei por favor do Sr. Pereira Caldas. O mesmo me diz possuir um exemplar da segunda edição deste livro, com titulo idêntico, feita à custa de Mateus Rodrigues, mercador de livros em Lisboa, e impressa na Offic. de Henrique Valente de Oliveira (esqueceu-lhe designar o ano) também no formato de 4.o - Tanto uma como a outra edição compreendem VIII (innumeradas) - 250 folhas numeradas só na frente. Há ainda a edição mais moderna, a que me refiro no final do artigo, e tem esta no titulo: Obras de Horacio, principe dos poetas latinos lyricos com intendimento litteral e construição portugueza, ornadas de um indice explicativo das historias e fabulas conteudas n'ellas. Emendadas nesta ultima impressão. Coimbra, na Offic. de Jose Antunes da Silva 1718. 4.º de IV-476 pag”.

Referência: 1401JC043
Local: M-3-C-16


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters