RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

     
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



VILLARINHO DE S. ROMÃO. (Visconde de) O MINHO E AS SUAS CULTURAS.

Com 40 gravuras. Por… Engenheiro civil, vogal do conselho de agricultura do Porto, da comissão central de vinhos e azeites de Lisboa, da comissão da cultura do tabaco, agraciado com as comendas de S. Thiago e do Mérito Agrícola, etc, etc. Serviços Ampelographicos, Direcção Geral de Agricultura, Ministério das Obras Públicas, Commercio e Industria. Imprensa Nacional. Lisboa. 1902.

In fólio (de 28x36 cm) com 282, (1) pags.

Encadernação recente ao gosto da época com lombada em pele e as pastas revestidas em papel decorativo vermelho espiralado, preservando as capas de brochura originais.

Exemplar com dedicatória do autor manuscrita na folha de anterrosto.

Profusamente ilustrado em extratexto com belíssimas fototipias da mais elevada qualidade gráfica, impressas sobre papel couché mate, e produzidas por Emilio Biel, & Cª, no Porto.

Precedendo a introdução da obra encontra-se um belo mapa geológico de Portugal colorido ), segundo a carta de Delgado e Choffat, cromolitografado na Imprensa Nacional, e redigido e legendado segundo a carta corográfica levantada pela Direcção dos Trabalhos Geodésicos.

A obra encontra-se impressa sobre papel couché fino; e o texto apresenta-se com a dimensão gráfica de uma impressão in 4º com as margens muito generosas.

As fototipias com dimensão de 34x26 cm (inferior aos fólios da obra) encontram-se intercaladas no texto, e cuidadosamente protegidas por folhas de papel vegetal.

As gravuras, com origem no processo fotográfico, têm a dimensão gráfica das (de 23 x17 cm), e foram colocadas ao alto ou lateralmente, procurando transmitir uma recolha fotográfica completa, independente do texto no seu propósito artístico, e transmitindo um testemunho visual e etnográfico de grande importância para o conhecimento da vida rural do Minho.

O último fólio inumerado contém o índice das gravuras, o qual transcrevemos: 1 Carta geológica do Minho 2 Casal Minhoto de Negrelos 2 Igreja de Ratos 4 Convento de Amarante 5 Açude em Amarante 6 Roda Mourisca em Santo Tirso 7 Enfiteuta em Lurosa 8 Caseiro Minhoto 9 Barco Poveiro 10 Minhota 11 Adereços de ouro 12 Barco de Avintes 13 Zé Pereira 14 Feira no Pico de Regalados 15 Feira de gado em Barcelos 16 Estrada de Caldelas 17 Carro de bois 18 Canga 19 Jugo 20 Monelha 21 Vindima de enforcado em Amarante 22 Queda de água no Gerez 23 Carvalho em Freiriz 24 Sobreiro em Negrelos 25 Pinheiros em Barcelos 26 Boi do Barroso 27 Boi galego 28 Porco Berdshire 29 Espadela em Caldelas 30 Eira na Quinta do Souto 31 Mala de centeio em Amares 32 Quinta da Cerca 33 Quinta da Ínsua 34 Domínio de Bertiandos 35 Quinta da Granja em Ramadas 36 Vidonho da Quinta da Granja 37 Quinta da Magdalena 38 Quinta de Pascoães 39 Quinta da Aveleda 40 Quinta da Costilha

A obra apresenta um precioso índice onomástico o qual nos fornece os seguintes temas nas entradas da enologia: Exportações vinícolas, Vasilhame, Verdeal tinto (uva), Verdelho (uva), Videiras brancas, Videiras mais estimadas no Minho, Vinha baixa, Vindimas, Composição dos vinhos do Minho, Vinhos do Distrito de Braga, Vinhos do Distrito do Porto, Vinhos do Distrito de Viana do Castelo, Vinicultura, Viticultura, Quinta da Vista Alegre, etc.

Referência: 1403JC025
Local: M-4-A-28


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
PayPal MasterCard Visa American Express
free counters