RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

     
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



AA. (Pieter van der) BESCHRYVING VAN SPANJEN EN PORTUGAL:

Waar in, Op het naauwkeurigste, at het gene, dat, zoo ten opzigte van hunnen ouden, als tegenwoordigen staat, aanmerkens-waardig, noodig en vermaakelijk om te weeten is, verhaald en door kunstige Print-verbeeldingen en Land-kaarten aangeweezen werd; Dienende daar-en-boven, voor een kort begrijp der voornaamste Geschiedenissen, Staats-gevallen, Regten, Zeden en Gewoontens deezer magtige Koningrijken, En eyndelijk, tot een duydelijke Weg-wijzer, om allo der zelver Landschappen, Grens-paalen, Steeden, Vlekken en Dorpen, op het kortste, veyligste en gemakkelijkste, te bereyzen. TE LEYDEN, By PIETER VAN DER Aa, Boekverkoper; MDCCVII [1707]. Met Privilegie. 

In fólio (39x25 cm) com [xii], + 1 mapa desd. + 1 vista de Barcelona desd. + 80, 84, 128, 52, 56 e [lxiv] págs.

Encadernação da época, inteira de pele, com ferros a ouro na lombada e rolados em esquadrias nas pastas.

Ilustrado com anterrosto e frontispício gravados, uma grande carta geográfica desdobrável da Península Ibérica, outra da Península em formato pequeno na página 1, 1 mapa, 1 gravura com a vista de Barcelona (ambos desdobráveis) e com dezenas de gravuras impressas no texto abertas em chapa de metal retratando localidades ibéricas.

A parte consagrada a Portugal contém carta geográfica do país, plantas de Vila Nova de Cerveira e de Braga, vista de Coimbra, cinco gravuras de Lisboa, três de Belém, uma de Cascais a Belém, planta de Setúbal, vista de Évora, plantas de Extremoz e de Elvas, vista de Arronches, planta de Olivença, vistas de Vila Viçosa e de Ferreira do Alentejo.   

A parte quinta contém cinco gravuras relativas à Inquisição, mais uma representando uma corrida de touros e ainda uma outra relativa à partida da Infanta D. Catarina para a Inglaterra. 

Folha de rosto impressa a vermelho e preto. Texto impresso a duas colunas

Obra famosa com uma pormenorizada descrição da Península Ibérica estruturada em cinco partes. A primeira descreve o norte de Espanha. A segunda parte descreve a região central, incluindo Madrid e a região fronteiriça com Portugal. A terceira parte descreve o sul de Espanha e a costa mediterrânica, incluindo a Catalunha. A quarta parte é dedicada a Portugal, sendo descritas as principais regiões e 38 localidades, incluindo, Lisboa, Porto, Coimbra, Aveiro, Belém e Sintra. A quinta parte contém descrições de aspectos característicos de Portugal e Espanha, onde se destacam a relação das ordens militares e uma descrição da Inquisição e dos seus procedimentos incluindo os Autos de Fé.    

Primeira edição e única em holandês. Foram impressas mais duas edições de menor forma, ambas traduzidas para francês nas quais foram utilizados os mesmos desenhos.

Pieter van der Aa (Leiden 1659-1733) começou como aprendiz de um vendedor de livros com nove anos de idade e iniciou seu próprio negócio como editor de livros aos vinte e três anos. Como editor produziu uma obra variada e prolífica, centrada na produção de mapas e atlas. As suas publicações incluem um 'Atlas Nouveau', completado por volta de 1710, e a famosa 'Galerie Agreable du Monde', com 66 partes em 27 volumes, completada em 1729. Esta última obra contém mais de três mil mapas. As partes 61 a 63 lidam apenas com o continente africano. Pieter van der Aa foi editor e comerciante bem sucedido. As edições têm grande qualidade estilística e decorativa, correspondendo ao gosto do público da época. Muitos de seus mapas foram gravados por cartógrafos flamengos, tais como Luiken, Goeree e Stoopendael.

 In folio (39x25 cm). [xii], + 1 folding map + 1 folding view of Barcelona + 80, 84, 128, 52, 56 and [1] pp.

Illustrated with 1 map, 1 engraving with the view of Barcelona (both leaflets) and with dozens of engravings in the text, etched on metal plates, depicting Iberian places.

Binding: Contemporary full calf, gilt tools on spine and gilt frames on boards.

Famous work about travels in Portugal and Spain, with scenes about local traditions and habits.

First and unique edition in Dutch. Two smaller editions were printed, both translated into French and in which the same drawings were used.

 Palau 212. Duarte de Sousa 1, 299. Catálogo de Duas importantes bibliotecas (Uma delas de J. J. Gomes de Brito) 185

Referência: 1405JC033
Local: M-4-B-40


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
PayPal MasterCard Visa American Express
free counters