RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

     
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



RIBEIRO COUTINHO. (André) O CAPITAÕ DE INFANTARIA PORTUGUEZ,

COM MA THEORICA, E PRATICA DAS SUAS FUNÇÕES, Exercitadas assim nas Armadas terrestres, e navaes, como nas Praças, e Corte, EM QUE SE COMPREHENDEM A JURISDICÇAM, POLITICA, E CONSCIENCIA do Capitaõ, a Economia da Companhia, as Evoluções, e marchas da Infantaria; as funções, e guardas da Corte, Armadas, Campanhas, e Praças; as Recrutas dos Soldados, e Officiaes; e a Architectura Militar da Infantaria, com a delineaçaõ e pratica de todas as obras de fachina, e terra. Governando a Capitania do Rio de Janeiro, e a das Minas Geraes O ILLUSTRISSIMO, E EXCELLENTISSIMO SENHOR GOMES FREIRE DE ANDRADA, DEDICADO AO LEITOR UNIVERSAL, POR ANDRÈ RIBEIRO COUTINHO, Fidalgo da Casa de Sua Magestade, Coronel de hum dos Regimentos de Infantaria da Praça do Rio de Janeiro. TOMO I [+ TOMO II]. LISBOA, Na Regia Officina SYLVIANA, e da Academia Real. M.DCC.LI [1751].

2 volumes in 8º gr. (24x19 cm) com [58], 402 e [5], 375 págs.

Encadernações da época, inteiras de pele marmoreada, com ferros a ouro nas lombadas (lombada do 1º tomo cansada e com danos nas coifas).

Ilustrado com 32 gravuras extratexto, entre as quais dois planos de batalha da autoria do gravador Debrie, dos quais salientamos o mapa da Batalha de Fontenoy travada em 11 de Maio de 1745 e ganha pela França contra a Inglaterra e os seus aliados.

Exemplar com uma pequena galeria de traça sobre as primeiras 16 páginas do 2º volume, recuperável e sem perda significativa de texto.

Obra muito rara sobre a organização interna de uma companhia de infantaria em tempo de paz e durante a guerra, com muito aspectos da psicologia e das relações dos oficiais, dentro e fora dos quartéis, e com conselhos práticos sobre os procedimentos do dia-a-dia.

Inocêncio I, 68: «André Ribeiro Coutinho, neto do antecedente, e filho de Paschoal Ribeiro Coutinho, de quem se faz também menção n’este Dicionário. Serviu o Estado militarmente, tanto dentro do reino como fóra d’ele, sendo despachado para a India no posto de Sargento mór em 1723, depois em 1735 Tenente Coronel para a Nova Colonia do Sacramento na América; e ultimamente nomeado Coronel de um regimento de infanteria do Rio de Janeiro, onde acabou seus dias em 1751. – O Capitão de Infanteria portuguez, com a theorica e practica das suas funcções, assim nas Armadas terrestres e navaes, como nas Praças e Corte. Lisboa, na Off. Silviana 1751. 4.° gr. 2 tomos com estampas. Esta obra, tida em estimação no seu género, foi por seu autor composta expressamente para instrução de D. Francisco Xavier Mascarenhas, distinto cabo-de-guerra português que militou na India, e que também nos deixou alguns poucos escritos havidos por clássicos, os quais vão mencionados em seu lugar. Veio a imprimir se póstuma, bem que no mesmo ano em que o autor faleceu. O seu preço regular tem sido de 2:400 réis, posto que às vezes tenham aparecido exemplares vendidos por quantias muito inferiores».

Borba de Moraes. Bibliogr. Bras. 1, 226:  «This work figures in the catalogue of Classics of the "Academia", and has a certain interest as regards Brazil. The author, a famous Portuguese soldier, was colonel of an infantry regiment in Rio de Janeiro, and died there in 1751. He was one of the officers belonging to the entourage of Gomes Freire, and dedicated the Capitão de Infantaria to him. There are long letters of Ribeiro Coutinho in praise of Alpoym in the Exame de Bombeiros, and the Exame de Artilheiros. This work is sumptuously printed and illustrated, and is quite rare».

Outras referências: Barbosa Machado 1, 172 e Soares, Ernesto. Hist. grav. 1, 632; Sabin não refere.

 Work on the internal organization of an infantry company in peacetime and during the war, with several aspects of psychology and the relations of the officials inside and outside the barracks, and practical advice on the procedures of the everyday life at the barracks.

Bindings: contemporary full marbled calf gilt at spine (spine of the 1st volume is worn out and damaged at the top).

Illustrated with 32 engravings hors-text, including two battle plans designed by the engraver Debrie, namely the map of the Battle of Fontenoy, fought on May 11, 1745, and won by France against Britain and its allies.

Referência: 1507JC009
Local: M-9-E-27


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
PayPal MasterCard Visa American Express
free counters