RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

     
English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



ORNELAS E VASCONCELOS. (Aires de) AIRES DE ORNELAS: COLECTÂNEA DAS SUAS PRINCIPAIS OBRAS MILITARES E COLONIAIS.

Divisão de Publicações e Biblioteca. Agência Geral das Colónias. Lisboa.1934-1936.

3 volumes de 23x17 cm. Com 371, 327 e 372 págs. Encadernações com lombadas e cantos em pele, nervos e ferros a ouro na lombada, pastas revestidas a papel decorativo marmoreado.

Ilustrados em extra-texto com numerosas fotogravuras impressas sobre papel couché, incluindo retratos do autor em vários períodos da sua vida e muitos aspectos de Moçambique.

Exemplar com título de posse manuscrito na folha de anterrosto e ex-libris de Elisabeth Tenreiro no verso das pastas anteriores.

Inclui extracto do Decreto Nº 21988 de 15 de Dezembro de 1932, que determinou a publicação de uma Biblioteca Colonial Portuguesa, incluindo as obras de vários vultos históricos da colonização portuguesa no final do século XIX (entre eles o autor desta obra), genealogia de Aires de Ornelas, nota de assentos (enumerando as funções exercidas e distinções obtidas em toda a sua carreira militar) e Prefácio de Eduardo Lupi, no 1º volume e Advertência do mesmo no 3º volume.

Aires de Ornelas foi um ilustre militar, escritor e político, que se distinguiu nas Campanhas de pacificação de Moçambique no final do século XIX, tendo desempenhado as funções de Chefe do Estado Maior do Governador Geral da Província de Moçambique (1896-1898), Governador do Distrito de Lourenço Marques (1904-1906) e Ministro da Marinha e Ultramar (1906-1907). 

Colectânea com as seguintes obras: Cartas de África, vários relatórios de campanhas militares e batalhas em Moçambique, um artigo sobre a Guerra dos Boers, um relatório da Missão ao Niassa e à Zambézia, conferências e memórias sobre a Marinha e o Ultramar, acompanhados de legislação elaborada por Aires de Ornelas sobre a organização da Secretaria de Estado dos Negócios da Marinha, do Supremo Conselho da Defesa Nacional e relativa ao governo e administração de Moçambique.

Importante conjunto de obras e documentos para o estudo da colonização portuguesa em Moçambique no período final da Monarquia, ricas de informações históricas, políticas, geográficas e etnográficas.  

Referência: 1604IA001
Local: TRANSPOR 26

INEXISTENTE





Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters