RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

     
English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



TALBOT. (Gabriel) EXPLICAÇAÕ BREVE, [REGRA DE SÃO BENTO PARA AS SUAS RELIGIOSAS]

ACCOMMODAÇAÕ LACONICA DA SANTA REGRA DO GRANDE PATRIARCA, e Principe dos Patriarcas O GLORIOSO SAÕ BENTO PARA AS SUAS RELIGIOSAS, E PARA todas as mais, que professaram semelhante Regra, quanto aos votos substanciaes, e mais Constituições, a que são obrigadas, OFFERECIDA AO MESMO PRODIGIOSO PATRIARCA, e Admiravel Legislador SAÕ BENTO POR SEU AUTHOR O PADRE MESTRE GABRIEL TALBOT, Qualificador do Santo Officio, e da Congregaçaõ do Oratorio da Cidade do Porto, e mandado imprimir por HENRIQUE BYRNE, Primo do Author, morador na mesma Cidade. LISBOA. Na Officina de MIGUEL MANESCAL DA COSTA. Impressor do Santo Officio. Anno 1744. 

In 4º (de 20,8x15,3 cm) com [40], 280 págs.

Encadernação da época inteira de pele, com nervos e ferros a ouro na lombada, apresentando desgaste à flor da pele e falta do rótulo. Corte das folhas carminado.

Exemplar limpo e sonante impresso em papel de elevada qualidade. Textos da dedicatória e da página 1 ornamentados com cabeções com as armas de Portugal e iniciais decorativas. Ex-libris oleográfico de Henrique Cezar no verso da folha de guarda posterior.

Folhas preliminares contêm Dedicatória a S. Bento, Prólogo ao Leitor, Censura de Frei António da Piedade Gayo, Aprovações de D. José Barbosa e Fr. Henrique de Santo António, Licenças, Índice dos capítulos e Prólogo do Santo Patriarca. 

Texto dividido em 73 capítulos e terminando com um índice de coisas notáveis nas páginas 268 a 280.

Obra muito rara com grande interesse para o estudo da organização da Regra de S. Bento em Portugal, anotada e explicada para o uso nos conventos femininos. Esta "Explicação Breve" da Regra de S. Bento foi escrita a pedido das freiras de S. Bento da cidade do Porto e tratava-se inicialmente, segundo o autor, de um opúsculo com poucas páginas. No entanto, a inadaptabilidade da regra masculina e as muitas preocupações das freiras com os seus deveres e sua organização levou o autor a aumentar as explicações, criando, de certa forma, uma nova regra feminina.

Inocêncio III, 114: Padre Gabriel Talbot, Presbytero da Congregação do Oratorio do Porto, cuja naturalidade e mais circumstancias ignoro. Vê-se que vivia no meiado do seculo passado. [...] Explicação breve, acommodação laconica da sancta regra do grande Patriarcha S. Bento. Lisboa, por Miguel Manescal da Costa 1744. 4.º de 280 pag. Falta a memoria do auctor, e da obra na Bibl. de Barbosa. Talvez o escriptor fosse nascido fóra de Portugal, como indica o seu appellido, e d"ahi proviria a exclusão».


Referência: 1606PG035
Local: M-15-B-3


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters