RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

     
English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



TERESA DE JESUS. (Santa) AVISOS ESPIRITVALES

DE SANTA THERESA DE JESVS. COMENTADOS. POR EL PADRE ALONSO DE ANDRADE DE LA COMPAÑIA DE Jesvs, natural de Toledo, y Calificador del Consejo Supremo de la Santa, y General Inquisicion. BARCELONA: En casa de Cormellas, por Tomàs Loriente. A costa de Iacinto Ascona, Iuan Terresanches, y Iuan Pablo Marti Libreros. [s.d. 16?]

SEGUNDA PARTE. EN QUE SE PONEN LOS QUE TRATAN DE LAS virtudes Religiosas, y tocan à la perfeccion de la vida Christiana, y à la union, y trato familiar com Dios. LOS INDICES DE LOS CUERPOS, SE PONEN AL fin de esta segunda parte. BARCELONA: En casa de Cormellas, por Tomàs Loriente. A costa de Iacinto Ascona, Iuan Terresanches, y Iuan Pablo Marti Libreros. [s./d. 169?]

2 Volumes In 8º grande de 20x16,2 cm. com [xxiv], 528 + [viii], 454, [xlii] págs.

Encadernações da época inteiras de pele mosqueada com nervos nas lombadas decoradas com ferros a ouro de motivos vegetalistas e títulos gravados a ouro sobre rótulo vermelho. Cortes das folhas levemente carminados.

Impressão em caracteres redondos e alguns itálicos, ornamentada com cabeções constituídos por vinhetas xilográficas e com capitais decoradas.

Exemplar em excelente estado de conservação com a encadernação muito sólida e o papel muito sonante, apresenta titulo de posse manuscrito do Convento dos Carmelitas Descalços de Coimbra, nas folhas de rosto e as respectivas cotas da Biblioteca do mesmo Convento nas pastas anteriores.

Este exemplar é especialmente notável pelo facto de conter um marcador de leitura, com letra coeva em português, constituído por papel recortado artisticamente e preso por fino cordel à coifa do primeiro volume: «In nomine Domini N. J. C. Amen. Seguece, ou proseguece Em os Avisos Espirituais de N. M. S.ta Thereza de Jesus Comentados pello Padre Afonço de Andrade da Companhia de Jesus. Aviso primeiro».

Apesar de ter sido publicada sem data será 3ª edição desta obra e a primeira editada em Barcelona entre 1647 e 1695.

Obra muito influente do pensamento teológico do Século XVI, da autoria de uma das maiores místicas e escritoras da Igreja Católica e ao mesmo tempo uma pessoa de acção responsável pela reforma da Ordem dos Carmelitas e pela fundação de numerosos conventos. Foi uma mulher excepcional, declarada doutora da Igreja. É constituída por pequenos textos exortando as monjas, dando-lhes directivas, conselhos de vida e princípios morais. Nos comentários o Padre Alonso de Andrade muitas vezes transcreve passos de outras obras da Santa, que esclarecem as passagens comentadas.

É importante também para o estudo das bibliotecas conventuais portuguesas. 

O primeiro volume inclui nas páginas preliminares sem numeração dedicatória dos editores a S. Jerónimo, censuras e licenças da Ordem e da Inquisição, prólogo ao leitor e índice dos avisos. O segundo volume inclui dedicatória do Padre Alonso de Andrade ao Padre Fr. Juan Bautista, Geral da Ordem dos Carmelitas Descalços. As páginas finais sem numeração contêm os índices de coisas notáveis (com o texto a duas colunas) dos capítulos, avisos e parágrafos (texto corrido).  

Pallau. Madrid. 1990. Volume VI, pág. 454. A primeira edição em separado destes textos data de Madrid 1641, teve segunda edição em 1647 e em Barcelona em 1695, que será 4ª edição. Dos mesmos impressores existem edições de 1695 e 1700.

Referência: 1610PG020
Local: M-3-C-5


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters