RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

     
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



ORDENAÇÕES, E LEYS DO REYNO DE PORTUGAL. CONFIRMADAS, E ESTABELECIDAS PELO SENHOR REY D. JOÃO IV.

E agora impressas por mandado DO MUYTO ALTO, E PODEROSO REY D. JOÃO V. (Vinheta) LISBOA ORIENTAL. No Real Mosteyro de São Vicente dos Conegos Regulares de S. Agustinho com as licenças necessárias. PELA PATRIARCAL OFFINA DA MUSICA Anno de 1727.

3 Volumes in 8º de 16x11,4 cm. Com [viii], 878, [ii em b.] + 288, 477, [i em b.] + [ii], 335, [i em b.] págs.

Encadernações inteiras de pele da época lombadas com nervos, rótulos vermelhos com títulos e decorações com motivos vegetalistas nas casas tudo gravado a ouro. Cortes das folhas carminados, nos dois primeiros volumes. Encadernação do 3º volume com sinais de desgaste.

Ilustrados em extratexto, no início de cada volume, com gravuras apresentando as Armas Reais de Portugal colocadas sobre um belíssimo embasamento muito decorado e ladeadas por duas figuras alegóricas.

Texto ornamentado por cabeções com as armas de Portugal rodeadas por figuras alegóricas e florões de remate. Impresso sobre papel de linho muito encorpado, em belos caracteres redondos muito nítidos apesar do pequeno tamanho e com grandes margens o que confere grande beleza e equilíbrio à mancha tipográfica.

Exemplar com nota de compra na frente da folha de rosto: «Em 20 de Junho de 1829, comprei os 3 volumes de que se copoem esta Obra p. 800. Rs. Novaes.»

Este conjunto integra a Parte 1ª à Parte 4ª em 3 Volumes. Tem falta de um quarto volume que inclui a 5ª parte.

Muito rara 5ª edição das Ordenações do Reino em formato pequeno, o mais difícil de imprimir nesta época. Não existem exemplares na BNP e não a registam os principais leilões de livros.

Fonte muito importante para estudos sobre a história do direito, sobre qualquer aspecto da história do Século XVII e XVIII e sobre a vida em sociedade nesta época.

Inocêncio. VI, 327. 17) (C) ORDENAÇÕES DO REINO DE PORTUGAL, recopiladas por mandado d'elrei D. Filippe I de Portugal. Lisboa, por Pedro Craesbeeck 1603. Fol.

Reimprimiramse estas Ordenações em Lisboa, no mosteiro de S. Vicente de Fóra 1636. Fol., por virtude de privilegio real que para isso obtiveram os conegos do mesmo mosteiro, e que elrei D. João IV lhes confirmou por alvará de 29 de Janeiro de 1643. Á proporção que a necessidade o requeria se foi reimprimindo este codigo em successivas edições.

A terceira é de Lisboa, no mosteiro de S. Vicente por Manuel Lopes Ferreira 1695. Fol. 2 tomos

Quarta, Lisboa, no mosteiro de S. Vicente 1708. 8.º 3 tomos.

Quinta, no mesmo mosteiro 1727. 8.º 3 tomos.

Referência: 1610PG026
Local: M-5-C-37


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
PayPal MasterCard Visa American Express
free counters