RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

     
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



RIBEIRO DE MACEDO. (Duarte) OBRAS

DO DOUTOR DUARTE RIBEIRO DE MACEDO, Cavaleiro da Ordem de Christo, do Conselho de S. Magestade, e de sua Real Fazenda, Enviado que foy às Cortes de pariz de Madrid, e de Turim. OFFERECIDAS AO ILLUSTRISSIMO, E EXCELENTISSIMO SENHOR D. JOZÉ MIGUEL JOAM DE PORTUGAL, IX. Conde do Vimioso, do Conselho de Sua Magestade, &c. POR MANOEL DA CONCEIÇ,AM. TOMO I [e Tomo II]. LISBOA, na Officina de ANTONIO ISIDORO DA FONSECA. M. DCC. XLIII. [1743]. Com todas as licenças necessárias. Á custa de Manoel da Conceição, livreiro do Eminentissimo Senhor Cardeal Patriarca, e se vendem na sua logea na rua direita do Loreto.

2 Volumes encadernados em 1. In 4º de 21,3x16 cm. Com [xvi], 329, [iii] + [xiv], 357, [iii] págs.

Encadernação da época inteira de pele com lombada um pouco cansada e com danos na coifa superior. Cortes das folhas carminados.

Exemplar com assinatura de posse, em letra coeva, no interior da pasta anterior: Nobrega. 

Primeira edição, já considerada rara por Inocêncio, das obras de um escritor clássico da literatura portuguesa, principalmente pela elevada qualidade literária da «Vida da Imperatriz Teodora» e também uma importante fonte para o estudo da diplomacia portuguesa do período da Restauração da Monarquia.

As páginas preliminares sem numeração do 1º volume contêm a folha de rosto, a dedicatória do editor ao 9º Conde de Vimioso impressa em belos caracteres itálicos, as licenças, uma nota biográfica do autor e o índice das 5 obras incluídas neste volume que são: Relações que fez o autor no tempo que assistiu na Corte de Paris; Discurso político em que se mostra como a França não deveria fazer a paz; Juízo histórico, jurídico e político sobre a paz celebradas entre as Coroas de França e Castela no ano de 1660; Satisfação política a máximas erradas; Panegírico histórico e genealógico da Sereníssima Casa de Nemurs;

As páginas preliminares sem numeração do 2º volume contêm a folha de rosto, a dedicatória do editor a D. Lázaro Leitão Aranha, Principal da Santa Igreja de Lisboa e do Conselho de Sua Magestade impressa em belos caracteres itálicos e uma carta de Ribeiro de Macedo dirigida ao Conde de Soure. As 3 páginas finais sem numeração contêm duas em branco e o índice das 6 obras incluídas neste volume que são: Nascimento e genealogia do Conde Dom Henrique de Portugal; Aristipo ou homem de corte traduzido do francês; Suma Política; Advertencias al Adicionador de la Historia del Padre Juan de Mariana; Vida da Imperatriz Teodora; Discursos Políticos e Obras Métricas.

Duarte Ribeiro de Macedo (Lisboa 1618 – Alicante 1680) Cavaleiro da Ordem de Cristo, Doutor em Direito pela Universidade de Coimbra, do Conselho de D. Pedro II, Desembargador e Conselheiro da Fazenda; Secretário da Embaixada que na regência da rainha D. Luísa foi a França em 1659 e depois Ministro enviado á mesma côrte e à de Espanha. Notável diplomata, escritor, historiador e poeta.

Azevedo e Samodães, 2813.

Monteverde, 4569. 

Inocêncio II, 215.

Referência: 1701PG007
Local: M-5-B-43


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
PayPal MasterCard Visa American Express
free counters