RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

     
English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



BONAVIE. (João Baptista) ELEVAÇOENS DA ALMA, REFLEXOENS EUCHARISTICAS A JESU CHRISTO

Quando o SS. SACRAMENTO ESTÁ EXPOSTO. Traduzidas da Lingua Francesa. Por … Livro utilissimo a todos os Irmaõs do SANTISSIMO SACRAMENTO, e ás almas devotas que o visitaõ em ocasião de Lausperenne, e Quarenta Horas, ou o acompanhaõ aos enfermos, E agora novamente reimpresso á custa de huns devotos. LISBOA. NA OFFICINA DE ANTONIO GOMES. M. DCC. LXXXVII. (1787) Com licença da Real Meza Censoria. Vende-se na loja da Viuva Bertrand e Filhos, Mercadores de Livros junto á Igreja dos Martyres ao Xiado em Lisboa.

In 8º de 15x10 cm. com [xvi], 202, [vi] págs.

Encadernação da época, inteira de pele, com título gravado a ouro sobre rótulo vermelho e decorações com ferros a ouro na lombada e nas pastas. Cortes das folhas carminados.

Ilustrado com 2 gravuras de página inteira. A primeira (página vi) representa uma custódia com a Santíssima Eucaristia sobre nuvens, com anjos, dentro de moldura. A segunda na página 180, representa Cristo Crucificado. 

Impresso com caracteres redondos muito nítidos sobre papel de linho de elevada qualidade, tendo o texto ornamentado por cabeções alegóricos e florões de remate.

As folhas preliminares sem numeração, incluem duas páginas em branco, a folha de anterrosto, uma folha com gravura, a folha de rosto, dedicatória aos irmãos e devotos do Santíssimo Sacramento, impressa em caracteres itálicos, e prólogo ao leitor. As folhas sem numeração no fim do volume incluem o índice e duas páginas em branco.   

2ª edição muito rara (1ª edição em 1727) de uma obra de devoção à espiritualidade do Santíssimo Sacramento, muito divulgada por todo o mundo e especialmente em Portugal, onde foram erigidas numerosas irmandades do Santíssimo Sacramento. Em sua honra realizam-se as procissões do Corpo de Deus no dia do feriado móvel desde sempre consagrado a esta festa em Portugal. Como diz o Código de Direito Canónico «a Santíssima Eucaristia contém todo o bem espiritual da Igreja, a saber, o próprio Cristo, nossa Páscoa».

João Baptista Bonavie (1705-1780) foi o autor do primeiro tratado de contabilidade publicado em Portugal e além desta obra de devoção escreveu também um trabalho sobre geografia.

Inocêncio X, 170. Não viu nenhum exemplar desta obra, indica só o título sem registar o editor e o ano.

Referência: 1701PG014
Local: M-3-B-15


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters