RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

     
English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



PINHO. (António de) ALBERGARIA-A-VELHA E O SEU CONCELHO.

Subsídios para a sua história. Documentos e apontamentos. Homens e factos. Coordenação e anotações por … Tipografia Vouga. Albergaria-a-Velha. 1944-1957.

De 26x18 cm. Com [viii], 141, [iii] págs. Brochado.

Ilustrado no texto e em extratexto com 4 gravuras incluindo o brazão da vila.

Exemplar com assinatura de posse na folha de rosto. Obra publicada em fascículos.

Fonte muito relevante para o conhecimento deste concelho da região de Aveiro.

Em 12 capítulos o autor narra as origens de Albergaria, descreve o hospital da vila, a Igreja, narra a história da paróquia, descreve os acontecimentos durante as invasões francesas e as lutas liberais. Trata da criação do concelho de Albergaria a Velha em 1834, descreve os organismos judiciais, os meios de comunicação, o Santuário do Monte do Socorro os acontecimentos durante a Republica e refere diversas tradições próprias do Concelho. Contém o catálogo de 36 jornais do concelho.

António Fortunato de Pinho (Albergaria-a-Velha, 1874 – 1954) Advogado, político, historiador e jornalista. Foi presidente da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha. Mandou construir a sua casa, na década de 1920, em estilo arte nova, com projecto do Arquitecto Francisco Silva Rocha. Foi Presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntário da vila, co-fundador e provedor da Misericórdia. De 1901 a 1908 dirigiu o jornal «Correio de Albergaria» e tem colaboração dispersa por vários outros orgãos de comunicação como o Jornal de Albergaria, Gazeta, nas revistas Vouga, Brisa e no Arquivo do Distrito de Aveiro, constituída por artigos de opinião, crónica e estudos de história local.

Referência: 1702PG056
Local: I-33-I-13


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters