RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

     
English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



VIEIRA DA SILVA. (Augusto) A CERCA FERNANDINA DE LISBOA.

Por… engenheiro militar pela Antiga Escola do Exercito. Sócio correspondente da Academia das Ciências de Lisboa. Académico Titular da Academia Portuguesa da História. Sócio Efectivo da Associação dos Arqueólogos Portugueses. Composto e Impresso nas Oficinas Gráficas da Câmara Municipal de Lisboa. 1948-1949.

2 Volumes de 22,5x16 cm. Com 185, [xxiv]; 190, [ii], [xvi] págs. Ilustrado com fotografias em extratexto sobre papel couché, nos dois volumes, e no 1º volume, em 12 extratextos desdobráveis, com 14 mapas de Lisboa e no segundo volume com 9 mapas de Lisboa, também em extratexto. Os 3 últimos mapas do 1º volume são impressos em papel mais encorpado e não integram a numeração de I a XX. Brochado.

Pormenorizada e minuciosa descrição das Muralhas Fernandinas, ou Cerca Nova, mandadas construir pelo Rei D. Fernando em 1373, para defender Lisboa e que logo em 1384, foram essenciais para defender a capital de um novo ataque do exército castelhano.

O autor recorreu à análise de um grande número de fontes impressas, lápides com inscrições e manuscritos, incluindo obras de historiografia contemporâneas, e mapas dos séculos XVI e XVII, conjugadas com pesquisas no terreno, com a realização de indagações e levantamentos topográficos nos locais por onde passavam as muralhas.

Obra de elevado rigor e qualidade, indispensável para o estudo da história da cidade de Lisboa e da evolução da sua urbanização ao longo dos tempos.

Referência: 1812PG049
Local: I-10-C-7


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters