RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

     
English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



COSTA E SÁ. (José Anastácio da) ATLAS MODERNO PARA USO DA MOCIDADE, [3.ª EDIÇÃO]

Ou Principios claros para se aprender facilmente, e em pouco tempo a Geografia: Com hum Tratado methodico da Esfera, onde se explicaõ o movimento dos Astros, os diversos Systemas, e o uso dos Globos. Traduzido do Francez. Terceira Ediçaõ Correcta, e Emendada. LISBOA, Na Typografia Rollandiana. 1812. Com licença da Mesa do Desembargo do Paço.

De 15x10,5 cm. Com xxiv, 294, [ii] págs.

Encadernação da época inteira de pele, cansada, com nervos, ferros a ouro e rótulo na lombada.
Ilustrado com XXIV [24] mapas desdobráveis com o levantamento físico e político enquadrado pelas coordenadas geográficas.

Exemplar com assinatura de posse rasurada na folha de guarda anterior e com data manuscrita em letra coeva na página de guarda posterior.

As páginas preliminares contêm um extenso prefácio do tradutor José Anastácio da Costa e Sá. A última página inumerada contém o sumário dos capítulos e o local da colocação extratexto de cada mapa em cada capítulo.

Terceira edição muito rara, pois não existe registo de exemplar na Biblioteca Nacional de Portugal. A obra foi publicada pela primeira vez em 1782, com uma segunda edição em 1791 e a quarta edição em 1824.

Muito importante para o estudo do ensino e dos métodos pedagógicos em Portugal, no final do século XVIII e início do século XIX. A obra foi publicada sem o nome do autor e do tradutor, mas Inocêncio informa que o tradutor foi José Anastácio da Costa e Sá (Lisboa ? - ca.1825), Oficial da Secretaria de Estado dos Negócios da Marinha e Ultramar e irmão mais novo de Joaquim José da Costa e Sá.

 Modern Atlas for the Use of Young People

Dim.: 15x10.5 cm with xxiv, 294, [ii] pp.

Binding: full calf (worn) with raised bands, gilt tools and label on spine.

Illustrated with XXIV [24] folded maps with the physical and political survey framed by geographical coordinates.

Copy with an erased ownership title on the front endpapers and with contemporary handwritten date on the back endpaper.

The preliminary pages include an extensive foreword by the translator José Anastácio da Costa e Sá. The last unnumbered page includes the summary of the chapters and the hors-text placement of each map in each chapter.

A very rare third edition since there is no record of it in the Portuguese National Library. The work was first published in 1782, the second edition dates from 1791 and the fourth from 1824.

Very important for the study of teaching and pedagogical methods in Portugal, at the end of the 18th century and beginning of the 19th century. The work has been published with no author’s or translator´s name but Inocêncio states that the translator was José Anastácio da Costa e Sá (Lisbon ? - ca.1825), Navy and Overseas Business Secretary Officer and younger brother of Joaquim José da Costa e Sá.

Ref.: Inocêncio IV, 220.

Referência: 2003PG008
Local: I-7-H-11


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters