RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

     
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



CABRAL DE MENDONÇA. (Manuel Teixeira) O GUARDA-LIVROS MODERNO

OU CURSO COMPLETO DE INSTRUCÇÕES ELEMENTARES SOBRE AS OPERAÇÕES DE COMMERCIO, TANTO EM MERCADORIAS, COMO EM BANCO, OFFERECIDO AOS NEGOCIANTES PORTUGUEZES POR MANOEL TEIXEIRA CABRAL DE MENDONÇA. Divide-se em dois Volumes: O Primeiro contem em resumo a Historia do Commercio em geral, com huma demonstração clara, e breve da utilidade que resulta á Mocidade Mercantil Portugueza do estudo da Geographia, a prática dos Seguros, Letras de Cambio, Avarias, a Regra conjuncta, e finalmente tudo quanto diz respeito aos oito Ramos geraes, em que o Commercio se divide. O segundo trata do methodo de escripturar os Livros do Negociante por Partidas Dobradas, conforme o estylo mais usado nos principaes Escriptorios mercantís da Europa. LISBOA: Na Impressão Regia. Anno 1815. Com licença. 

In 4º de 20,5x13,8 cm. Com 411, [v] págs. Encadernação da época inteira de pele com ferros a ouro e rótulo amarelo. Cortes das folhas carminados. 

Exemplar com ex-libris e etiqueta de biblioteca, colados no interior da encadernação, com carimbo oleográfico na margem da página iii das páginas finais e apresenta um furo de traça nas primeiras 40 folhas junto ao festo.   

Ilustrado com tabelas da correspondência das medidas de várias Praças da Europa com o covado de Lisboa, com as varas de Lisboa, com o peso, tabela com as denominações e o valor de 36 moedas de Praças da Europa, com exemplos de cartas comerciais e do preenchimento de livros de contabilidade.     

Contém apenas o 1º volume, tendo sido publicado um 2º volume em 1816. Foi publicada uma 2ª edição deste 1º volume, em 1823.   

1ª Edição muito rara do 1º volume desta obra. A Porbase não tem exemplares catalogados deste volume e a Biblioteca Nacional de Portugal, também não tem qualquer exemplar catalogado deste 1º volume. 

Importante para o estudo do comércio e da contabilidade, em Portugal e nas suas colónias, em relação com as grandes praças comerciais da Europa.  

Inocêncio VI, 118 e XVI, 341

Referência: 2003PG022
Local: SACO PG 44


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
PayPal MasterCard Visa American Express
free counters